TheGioBlog

it´s just me

Michael clifford e ‘enough’: Quando a bagagem do outro vira nossa

Existem canções que dizem, em poucos versos, aquilo que a gente leva anos para admitir. No projeto solo lançado em 2025, Michael Clifford escreveu uma delas, Enough. Ouvi a música pela primeira vez ao vivo e saí de lá com o refrão na cabeça. Para mim, é um dos mais fortes que já escutei.

“Eu não poderia te odiar mais do que me odeio”, canta Michael logo no começo do refrão. A comparação dói justamente por ser tão comum: o ódio que sente pela outra pessoa jamais seria maior do que aquele que sente por si mesmo. Quem o machucou sai do centro da situação e sobra o próprio cantor no banco dos réus. A raiva, que deveria apontar para fora, dá meia-volta e atinge quem já estava ferido.

E acho que foi justamente isso que mais me pegou na música. Às vezes, alguém faz algo horrível com a gente e, mesmo sabendo disso, ainda conseguimos encontrar um jeito de nos culpar. A pergunta deixa de ser “por que essa pessoa fez isso comigo?” e vira “por que eu deixei essa pessoa fazer isso comigo?”.

O refrão mostra de onde vem esse ódio. Michael se culpa por ter deixado aquela pessoa entrar e mexer com a cabeça dele. Ele não está se acusando de ter feito algo contra ela, mas de ter confiado em alguém que acabou o machucando. Nessa lógica, o erro deixa de ser de quem fez e passa a ser de quem acreditou.

E eu acho que esse é um dos piores sentimentos que ficam depois de uma relação que machuca. Você começa a repassar tudo. Pensa no que deveria ter percebido antes, no que poderia ter feito diferente, nas vezes em que deveria ter ido embora e não foi. Às vezes, você sabe perfeitamente o que a outra pessoa fez, mas ainda assim sente raiva de si mesma por ter permitido que ela tivesse espaço suficiente na sua vida para fazer aquilo.

Só que confiar em alguém não deveria ser o erro.

Talvez essa seja a parte de Enough com a qual eu mais me identifico. Eu posso me arrepender de ter insistido, de ter perdoado, de ter dado outra chance ou de ter acreditado em coisas que hoje parecem óbvias. Mas isso não significa que eu tenha culpa pelas escolhas que outra pessoa fez comigo.

No fim, Michael pergunta: “Tudo que eu fiz, algum dia vai ser suficiente?”. E acho que essa é a parte mais triste do refrão.

Porque ele deixa claro que tentou, que se dedicou e que deu aquilo que tinha. Mesmo assim, continua se perguntando se algum dia isso vai ser suficiente. O próprio valor passa a ser medido por uma régua que está na mão justamente de quem o feriu.

E isso também acontece muito mais do que a gente gosta de admitir. Depois de ser machucada por alguém, é fácil começar a pensar que talvez, se você tivesse sido diferente, tudo também teria sido diferente. Se tivesse cobrado menos, entendido mais, falado menos, esperado mais. A lista pode continuar para sempre porque sempre existe alguma coisa em nós que podemos transformar em justificativa para o comportamento de outra pessoa.

Eu já pensei assim. Acho que muita gente já.

Mas hoje eu penso que existe uma pergunta anterior a “eu fui suficiente?”. Aquilo que aquela pessoa estava me oferecendo era suficiente para mim?

Porque talvez eu tenha passado tempo demais olhando para aquilo que eu poderia ter feito diferente e pouco tempo olhando para o que fizeram comigo.

Quando Michael termina praticamente admitindo uma derrota, como se a outra pessoa tivesse ganhado enquanto ele ficou com o coração dormente, também existe algo muito real ali. Às vezes parece mesmo que quem machucou ganhou.

Mas não sei se existe realmente um vencedor nesse tipo de história. Quem machucou pode seguir a vida normalmente aos olhos de quem ficou, mas só essa pessoa sabe o que faz com a consciência de ter recebido muito, errado e fugido de encarar a própria responsabilidade.

Talvez o refrão tenha me tocado tanto justamente porque fala de algo que é de muita gente. Quantas vezes não colocamos nas próprias costas a culpa do outro? Depois de uma relação que nos machucou, podemos passar meses perguntando o que deveríamos ter percebido, o que poderíamos ter feito diferente e, principalmente, por que deixamos aquilo acontecer.

Só que o erro do outro pertence a ele. A falta de reconhecimento da dor que causou também. Abrir a porta para alguém não é defeito, é o risco de quem se importa. E confiar não nos torna responsáveis pelo que o outro decide fazer com essa confiança. Torna ele responsável pelas suas próprias ações e pela falta delas.

Só não devemos nos culpar, ou esperar nada dos que nos feriram.

Então volto à pergunta que fica depois de ouvir Enough: quando essa culpa passa a ser nossa?

Talvez só quando aceitamos que ser suficiente jamais dependeu de quem nunca soube enxergar o que demos.

E, para mim, talvez seja esse o ponto mais importante da música. A resposta ao refrão não está em provar nosso valor para quem não quis vê-lo. Está em perceber que talvez a gente nunca devesse ter deixado essa pessoa decidir nada.

Leave a Reply